NossosProjetos

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

Educação patrimonial: oficina de Marmorizado em Itatiaia

Ação da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis visa, também, potencializar a geração de renda da comunidade


 

 

Voltar

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, de Itatiaia (Ouro Branco/MG), continua suas ações de educação patrimonial e na geração de renda da comunidade. No dia 24 de setembro, sábado, a restauradora Katya Helaine Silva, integrante da equipe de restauro da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia,  traz para a comunidade a oficina de Marmorizado por Imersão, em vidro, uma técnica de trabalho que pode potencializar o artesanato na localidade. O evento é gratuito e aberto para comunidade.

 Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis já realizou quatro oficinas de educação patrimonial com a comunidade, ministrada por Gilson Ribeiro, restaurador responsável pelas obras na Matriz, quando foi trabalhada a técnica do douramento em garrafas de vidro vazias e em peças de cerâmica. O objetivo é criar artesanato sustentável, associado ao restauro da Matriz, já que as pinturas descobertas durante a restauração são modelos para a construção artística das peças artesanais. Além do douramento, o grupo de artesanato de Itatiaia trabalha bordados em panos de prato e estandartes, tento a Matriz como tema. Assim, a igreja e seus elementos artísticos, propiciam geração de renda e a comunidade, unida, promove o patrimônio, deixando um legado cultural inestimável para as próximas gerações.

 As peças produzidas artesanalmente em Itatiaia estão sendo comercializadas na Feira de  Artesanato e Gastronomia  que acontece mensalmente, no adro da Matriz. A feira é promovida pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis e pelo Itatiaia Futebol Clube, com parceria do Poder Público Municipal

 

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia

 A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

 

Durante os anos de 1982 a 1984, a matriz ficou exposta às intempéries climáticas, que acabaram por danificar os altares laterais e colaterais da nave e o forro, que foi perdido. O trabalho de restauro dos bens integrados e acervo de Imaginárias da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. 

  

Serviço

Oficina de Marmorizado, com a restauradora Katya Helaine Silva

Dia 24/09 (sábado)

Às 15h 

 

Na Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia (Ouro Branco/MG)