NossosProjetos

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

Cuidado com o patrim鬾io traz de volta esplendor da Matriz de Santo Ant鬾io, em Itatiaia

Restauro de elementos integrados da Matriz, do assoalho e do telhado visam proteger ainda mais o patrimônio da comunidade

Voltar

Desde dezembro de 2014, a Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia (Ouro Branco/MG) está em obras. O restauro dos elementos integrados, do assoalho e do telhado é uma grande vitória da comunidade local, por meio da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, que propôs o projeto e conseguiu a parceria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os moradores de Itatiaia, unidos por meio da Associação, batalham há muitos anos para a manutenção de seu patrimônio cultural.

Desde sua criação, em 2001, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis vem trabalhando para a proteção do patrimônio cultural da localidade. Tudo começou com a criação do Coral Os Bem-Te-Vis, com a Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito e com o Grupo de Artesanato Arteaia. O acervo da biblioteca cresce a cada ano e já ultrapassa os seis mil livros, e também jornais, revistas e encicplopédias. A biblioteca funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, com empréstimo de obras, espaço para leitura e pesquisa gratuita na internet.

O cuidado com o patrimônio material de Itatiaia está entre as atribuições da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. Por meio de projetos, a Associação conseguiu incentivos para os primeiros trabalhos de manutenção da Matriz de Santo Antônio, envolvendo obras no forro, proteção contra intempéries e descargas elétricas e a instalação de um sistema de segurança. E, em dezembro de 2014, teve início o projeto de restauro dos bens integrados, que está recuperando os altares laterais e colaterais da nave, o arco-cruzeiro, o altar-mor e as imagens. O assoalho e o telhado também estão passando por intervenções.

“A comunidade uniu forças, por meio da Associação, para proteger seu maior patrimônio, que é a Matriz de Santo Antônio. Estamos em festa ao ver as obras, e na expectativa de ver a igreja recuperar toda a sua glória”, conta Máxima Bernadete, presidente da Associação Os Bem-Te-Vis. 

Telhado

A reforma do telhado da Matriz é mais uma etapa da restauração do templo. Foram retiradas as telhas quebradas e os caibros e madeiras do beiral que estavam podres. Eles foram substituídos por materiais novos. A telhas de capa foram retiradas e estão sendo recolocadas, para que o telhado não perca suas características originais. Todo o embocamento foi trocado e uma manta foi colocada, para proteger ainda mais os bens do interior da igreja. 

Esta etapa de obras contempla o telhado sobre o altar-mor e sobre a nave. As laterais da igreja tiveram o telhado recuperado em obra anterior. Além dos entulhos de telhas e madeiras podres, foram retirados excesso de argamassa, da obra anterior de recuperação do telhado. O responsável pela execução os trabalhos, Antônio da Assunção Santos, conta que, agora, só foi utilizada argamassa em quantidade necessária para segurar as telhas. “ O excesso de argamassa pesa na madeira e força a estrutura”, afirma. 

Para Wilton Fernandes, coordenador de projetos da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, a comunidade de Itatiaia deve comemorar a obra, já que ela traz mais proteção para o interior da igreja. “A troca da madeira permite a segurança dos fiéis, assim como a retirada o excesso de argamassa. Já a troca das telhas e a colocação da manta permitem que os altares laterais e colaterais, o arco-cruzeiro e o altar-mor fiquem protegidos de intempéries. Conseguimos, assim, preservar ainda mais a nossa Matriz”, afirma. 

A reforma do telhado da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia integra os trabalhos de restauro de bens integrados da igreja, projeto realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

História

Em 1994, a Matriz de Santo Antônio de Itatiaia sofreu um furto e teve parte de seu acervo de esculturas furtados. Após esse fato, a comunidade decidiu tomar a frente no processo de proteção dos bens da igreja. Em 2008, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis executou o projeto Luminotécnico da Matriz e, entre as ações realizadas, foi instalado um sistema de segurança e também de proteção contra incêndios. A proteção ao patrimônio da comunidade é uma das frentes de atuação dos Bem-Te-Vis.  

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia

 A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan).

Durante o início da década de 1980, a matriz ficou exposta às intempéries climáticas, que acabaram por danificar os altares laterais e colaterais da nave e o forro, que foi perdido. O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto prevê a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpito, arco-cruzeiro, balaustrada da nave e pia batismal. Também estão contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração do acervo de imaginárias.