Notícias

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

Lideran鏰s de Itatiaia se re鷑em com PM

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis e Associação de Moradores do Povoado de Itatiaia se reúnem com PM para tratar de assuntos de segurança de Itatiaia.

 

Voltar

Nesta quinta-feira (27/04), os presidentes da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, Wilton Fernandes e Associação de Moradores do Povoado de Itatiaia, Wellington Santana, receberam a visita Tenente Resende da 65ª Cia da Polícia Militar de Ouro Branco, onde o mesmo conheceu a Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, sede das Associações e as obras de restauro  da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia.

Na oportunidade os líderes locais apresentaram os problemas nas áreas de segurança  e discutiram alternativas nestas áreas como ações educativas de conscientização,  palestras e  instalação do projeto Comunidades Rurais Protegidas.

O Tenente Resende mostrou a preocupação não só com Itatiaia, mas as outras comunidades rurais de Ouro Branco e salientou das dificuldades que a Companhia vem enfrentando, devido o atual cenário de nosso país. Os líderes locais reconheceram a dificuldade que a Polícia Militar não só em Ouro Branco passa,  mas em todo o estado e até no país vem enfrentando.

Para o presidente da Associação de Moradores de Itatiaia, Wellington Santana, a união da comunidade organizada, buscará alternativas para poder somar com a Polícia. “Sabemos de todos os problemas que a comunidade passa diariamente. E temos total noção das dificuldades que a polícia enfrenta, nosso objetivo é buscar alternativas e unir forças com todas as lideranças locais para proporcionarmos o bem estar de todos.” Afirma Wellington Santana.

Itatiaia nos últimos anos vem ganhando projeções de grande veículos de mídias como TV, jornais e internet isso se dá graças ações realizadas pela própria comunidade organizada como por exemplo, a Restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio, um dos maiores patrimônios tombados pelo IPHAN, realização da Feira de Artesanato e Gastronomia, Semana Santa isso além de atrair mais visitantes está fomentando o turismo, e impulsionando a entrada de Itatiaia no Circuito Turístico da Estrada Real.

O Presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, reiterou o momento histórico que Itatiaia vive, com as ações de preservação e fomento a cultura e turismo graças ao empenho local de trabalhar unido com o interesse  maior que  é a comunidade. A  parceria com Polícia Militar é algo que só tem a fortalecer. “ Hoje Itatiaia vive,  um momento histórico pois todos as organizações locais,  se uniram e  estão focadas  para   cuidar de seus moradores desde o mais  novo até o mais sábio, de suas tradições locais, do patrimônio histórico  e do Meio Ambiente. Ter a Polícia Militar parceira da comunidade para somar é algo que só tem a fortalecer e ser referência para outras localidades. Todos ganham com isso. “ Conclui Wilton Fernandes.

O Tenente, Resende demostrou na conversa  a satisfação de ter conhecido de perto os trabalhos desenvolvidos pelas associações e de conhecer as  demandas de Itatiaia. “ Fiquei muito satisfeito com este encontro, pois a comunidade não apresentou só os problemas mas as soluções para mesmas, isso é a garantia que tudo será solucionado.

 

Dentre as  várias ações conversadas, já será  trabalhada  nos próximos dias palestras educativas de sensibilização sobre segurança para os moradores locais e as associações cederam  um  ponto de internet na sede das instituições para registro de ocorrências em tempo real.

 

Foto: Arquivo da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis : Tenente Resende, (65ª Cia de Polícia de Ouro Branco) Wilton Fernandes (Presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis) e Wellington Santana (Presidente da Associação de Moradores de Itatiaia).