Notícias

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

Prociss鉶 do encontro marca reencontro entre comunidade de Itatiaia com Imagin醨ias

Celebração do encontro de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos , será durante as programações da Semana Santa 2017

Voltar

O pequeno distrito de Itatiaia em Ouro Branco/MG está vivenciando um momento especial e que está enchendo os olhos de seus moradores. Isso porque desde final de 2015, a localidade aguarda ansiosamente, a entrega oficial das obras de Restauro da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia.

 A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, representante da comunidade na execução das obras de restauro da Igreja Matriz de Santo Antônio está a cada dia  dando sinalização  da conclusão dos trabalhos. Isso já pode ser observado com toda mobilização dos preparativos  para Semana Santa, que promete ser marcada de emoção e muita fé.

Tradicionalmente a Semana Santa, é uma das solenidades  aguardada durante todo o ano, pelos moradores de Itatiaia, devido à riqueza da  manifestações de fé do povo cristão. Essa tradição será fomentada com o resgate e a valorização dos rituais litúrgicos e religiosos. 

Um dos momentos mais esperado pelos moradores está na procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos, que acontecerá no dia 11 de Abril às 19h no Adro da Igreja Matriz de Santo Antônio. Este ano a expectativa está maior, pois a comunidade ganhará um presente, com as imaginárias de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos  totalmente restauradas. 

A expectativa e emoção já são demonstradas pelos moradores como, conta  a moradora  e artesã, Maria das Graças Silva de 59 anos. “É uma grande emoção ver o Senhor dos Passos passando pelas nossas ruas com Nossa Senhora das Dores, e este ano mais ainda pois estarão restauradas. Elas  estão fincando  lindas e maravilhosas. A muitos anos que acontece a semana santa aqui em Itatiaia, é um momento de muita emoção”. Conclui  Maria das Graças Silva.

Devolver para a comunidade as imaginárias totalmente restauradas, em um dos momentos de uma riqueza cultural é algo  que  cria um sentimento de amor com o povo. E para o Presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis Wilton Fernandes, ver as famílias se preparando em volta desta manifestação é uma grande alegria. “A Semana Santa de Itatiaia este ano terá momentos que vai fazer todos se emocionarem, pois estamos devolvendo para os fiéis às imaginárias do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, restauradas. Estamos acompanhando o tanto que a comunidade está unida e mobilizada para preparar as procissões, celebrações e os momentos de fé e oração. Isso mostra o amor que todos tem pelas as tradições e a cultura local.” Conclui Wilton Fernandes.

O processo de Restauro de Imaginárias com um valor cultural e de devoção da comunidade é algo que exige muita responsabilidade e cuidados.  E para o coordenador das obras de Restauro da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia, Gilson Ribeiro, as peças apresentavam diversos problemas como ataques de insetos e xilófagos, problemas estruturais e perda de suporte, descolamento da policromia, sujidade aderida, intervenções inadequada, roupa muito danificados, falta de prataria e manutenção inadequada. “O processo de restauração das imaginárias foi realizado com a finalidade de devolver as características originais e principalmente para que comunidade possa utiliza-las nas festividades da semana Santa. Os procedimentos realizados surtiram excelentes resultados as peças foram higienizadas, descupinizadas,  fixamos a policromia, revisamos a estrutura do Senhor dos Passos e removemos a sujidade aderida na policromia, refizemos a roca e removemos as camadas de repinturas da Nossa Senhora das Dores que foi uma revelação, nivelamos e reintegrados as áreas de perda policromia. O trabalho de Restauro tanto nestas imaginárias quanto em todo acervo tem que ser o melhor, pois temos que devolver a tamanha, responsabilidade e acolhida que toda comunidade vem depositando em nós”. Conclui Gilson Ribeiro. 

 

Procissão do Encontro em Itatiaia.

De acordo com a tradição cristã, a procissão do encontro relembra o piedoso encontro de Jesus com Maria no Caminho do Calvário, onde Jesus carregava a pesada cruz. De acordo com a tradição Jesus antes do encontro com a Maria, foi flagelado, coroado de espinhos e condenado a morte por Pilatos e obrigado a carregar a cruz até o calvário.

Em Itatiaia a procissão de Nossa Senhora das Dores sairá da casa de Dona Almerinda Vilaça, pelas mulheres e Senhor dos Passos da Casa de Luzia Francisca pelos Homens onde se encontrarão no Adro da Igreja Matriz de Santo Antônio que será proferido o Sermão do Encontro.

 

Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia.

De acordo com o IPHAN, A Matriz Santo Antônio de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Tem duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo onde estão à capela-mor e corredores laterais foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente a atual nave, as torres e o frontão em pedra.

O trabalho de restauro do acervo de Imaginárias da Matriz de Santo Antônio é realizada pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura (Minc),  Governo Federal e o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Serviço:

Semana Santa 2017 em Itatiaia

De 09 a 16 de abril.

Procissão do Encontro

Dia 11/04 (Ter-Feira)

19h –  Solene Procissão Luminosa do  Senhor dos Passos pelos Homens saindo da Casa de Luzia Francisca e Mulheres saindo da casa de Dona Almerinda até o adro da Igreja  da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia onde acontecerá o  Sermão do Encontro.