Notícias

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

OFICINA DE LUMINÁRIAS DE PROCISSÃO REUNIRÁ A COMUNIDADE DE ITATIAIA

 

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis segue a todo ritmo com as obras de restauro da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia/MG e a comunidade local está tendo a oportunidade de participar de todas as atividades que vem acontecendo durante as obras. Uma das ações em que Itatiaia se reúne são as oficinas de Educação Patrimoniais oferecidas gratuitamente a todos, com objetivo de aproximar ainda mais a comunidade e visitantes da restauração e conscientização da importância da continuidade de se conservar seu maior patrimônio. Ao logo das obras já foram realizadas oficinas de douramento em garrafas e cerâmicas, marmorizado por imersão, além de visitas e palestras. E nesta Terça feira, dia 21/03 e na próxima Quinta feira, dia 23/03, ambas às 18h30min, acontecerá à oficina de luminárias com caixas de leite e garrafas Pet.

 

Devido à proximidade da cerimônia da Semana Santa onde Itatiaia tem como tradição e uma das mais bonitas manifestações de fé, a comunidade de Itatiaia de Ouro Branco/MG, aguarda ansiosamente a chegada dos ritos litúrgicos religiosos. Além das celebrações, missas e sermões, em Itatiaia acontecerão as tradicionais procissões luminosas, então como forma de agregar a esta tradição local a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis irá promover a oficina de confecção de Luminárias para embelezar este momento tão solene da comunidade.

A Atividade será realizada gratuitamente na Biblioteca comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito.  Onde será aberta para toda comunidade e a quem se interessar.

 

 

 

Restauração da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia.

De acordo com o IPHAN: A Matriz Santo Antônio de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Tem duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra.

 

O trabalho de restauro dos bens integrados e do Acervo de Imaginárias da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. 

 

Oficina de Confecção de Luminárias

Atividade: Oficina de luminárias com caixas de leite e garrafas Pet

Local: Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito (Itatiaia)

Datas: Terça feira, dia 21/03 

           Quinta feira, dia 23/03.

Horário: 18h30min.