Notícias

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

RESTAURO DAS IMAGIN罵IAS DA MATRIZ DE SANTO ANT訬IO DE ITATIAIA SEGUE A TODO VAPOR

Acervo de Imaginárias da Matriz de Itatiaia estão recebendo cuidado especial para assumirem destaque nos retábulos de origem.

Voltar

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, segue dando demonstração de sua atuação junto a comunidade de Itatiaia, desde que se iniciaram as atividades de restauro da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia de Ouro Branco-MG,  o trabalho está seguindo a todo vapor para sua conclusão.

Nos últimos meses a atenção está toda voltada para o restauro do Acervo de Imaginárias da Matriz. Por exigência da própria comunidade o trabalho vem sendo executado no interior da igreja onde, os moradores locais e visitantes podem acompanhar de perto todo o processo de conservação e preservação das imaginárias.

O Restauro da Matriz, é o processo de resgate da memória dos moradores da comunidade. Traz a tona um período de valorização da fé e cuidado e zelo com santo de devoção de cada morador.

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis acredita que este é o caminho para manter viva as tradições e a cultura local. De acordo com Presidente da Associação, Wilton Fernandes, este é o caminho para manutenção e conservação da história local. “Acreditamos que manter a restauração próxima dos moradores locais é uma forma de incentivar a educação patrimonial e de respeitar o sentimento de amor às tradições de um povo” Conclui Wilton Fernandes.

O Coordenador técnico das obras de Restauro da Igreja Matriz de Santo Antônio, Gilson Ribeiro afirma que o estado de conservação de algumas peças necessitava de maior cuidado, e que tudo está sendo feito para deixar a igreja ainda mais bonita. “Algumas peças sofreram muito com a degradação devida ás intempéries climáticas que a igreja sofreu ao longo do tempo. Mas estamos trabalhando para garantir todo cuidado especial e deixar as peças como a comunidade merece”. Afirma Gilson Ribeiro.

Todo o empenho e dedicação da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis tem despertado um sentimento de alegria e o contentamento nas pessoas da comunidade de Itatiaia, com a possibilidade de ver novamente seu maior patrimônio reinaugurado.

De acordo com o IPHAN, A Matriz Santo Antônio de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Tem duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo onde estão a capela-mor e corredores laterais foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente a atual nave, as torres e o frontão em pedra.

O trabalho de restauro de todo o acervo de Imaginárias da Matriz de Santo Antônio é realizada pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis Em Parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei federal de Incentivo à Cultura, com o apoio do Ministério da Cultura (MinC), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) do Governo Federal.