Notícias

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

Biblioteca comunitária de Itatiaia (Ouro Branco/MG) é destaque no programa Terra de Minas

No último dia 26 de novembro, a Biblioteca Comunitária Prof. Reinaldo Alves de Brito, da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em Itatiaia (Ouro Branco/MG) foi destaque no programa Terra de Minas, da Rede Globo Minas, que trata da cultura, do turismo e das tradições do Estado. Wilton Fernandes, responsável pela criação da biblioteca, contou como, com a doação de dois mil livros e da cessão do local, a comunidade abraçou a possibilidade de ter uma biblioteca comunitária para seus 300 habitantes.

“O primeiro projeto social dos Bem-Te-Vis foi a biblioteca. A comunidade se viu agregada ao desejo comum por mais fomento cultural aqui em Itatiaia. Juntos, organizamos o espaço e os livros. Começamos a funcionar e temos, hoje, outros projetos sociais e culturais agregados”, explica Wilton. Além da biblioteca, a Associação oferece, gratuitamente, aulas de violão, de dança, de capoeira e de artesanato para a comunidade. “A biblioteca comunitária marca o início da mudança social e cultural de Itatiaia”, conta Máxima Bernadete, presidente da Associação. Hoje, sete mil livros estão disponíveis para consulta e empréstimo.

Atualmente, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis está às voltas com um projeto grandioso: o restauro da Matriz de Santo Antônio, patrimônio nacional situado em Itatiaia. A necessidade de proteger a igreja de incêndios levou a Associação a mudar seu estatuto e a propor projetos de intervenção, que envolveram, também, a reforma do piso e do telhado, a instalação de câmeras de vigilância e o restauro dos bens integrados e do acervo de imaginárias. O restauro proporcionou a descoberta das pinturas originais da Matriz e levou a uma nova datação dos altares laterais e colaterais. “Até então, os altares eram tidos como do século XIX, mas as pinturas nos mostram que eles são do início do século XVIII. Isso indica que eram da capela primitiva e foram desmontados e remontados durante a ampliação do templo”, enfatiza Gilson Ribeiro, restaurador responsável.

Os Bem-Te-Vis

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis representa a comunidade de Itatiaia, localidade pertencente a Ouro Branco (MG). Em mais de dez anos de atuação, Os Bem-Te-Vis já promoveram muitas oficinas socioculturais, que envolvem os moradores do local, e ainda coordenam a Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, com acervo de mais de sete mil livros, além de revistas e outras publicações.

 

Entre os trabalhos realizados pela instituição está a promoção da inclusão sociocultural e educativa da comunidade, além da proteção do patrimônio cultural de Itatiaia. Assim, Os Bem-Te-Vis unem a comunidade em torno de um objetivo comum: a manutenção dos bens culturais, materiais e imateriais de Itatiaia. O restauro da Matriz de Santo Antônio é um desejo antigo da comunidade, que quer proteger seus bens culturais e decidiu tomar a frente do processo. “Para a comunidade é uma alegria ver a igreja sendo finalmente restaurada. Agora, precisamos nos informar e nos qualificar para sermos, efetivamente, guardiões desse patrimônio”, afirma Máxima Bernadete, presidente da Associação.

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia (Ouro Branco/MG)

 A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

 

Durante os anos de 1982 a 1984, a matriz ficou exposta às intempéries climáticas, que acabaram por danificar os altares laterais e colaterais da nave e o forro, que foi perdido. O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto prevê a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpito, arco-cruzeiro, balaustrada da nave e pia batismal. Também estão contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração e conservação  do acervo de imaginárias.