Notícias

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

ASSOCIAÇÃO SÓCIO CULTURAL OS BEM-TE-VIS SE INTEGRA A MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE INCENTIVO A LEITURA

Um poema em cada árvore, foi  ação de fomento a leitura

Voltar

Neste último, dia 21 de setembro as árvores, da  comunidade de Itatiaia, Ouro Branco, Minas Gerais,  estavam enfeitas com poemas. Isso ocorreu, pois a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis em parceria com o Instituto Psia, se uniram para mobilização nacional   “Um poema em cada árvore”. Essa mesma ação aconteceu em 57 cidades brasileiras uma edição simultânea do Um poema em cada árvore - iniciativa de incentivo à leitura que utiliza as árvores como forma de convidar as pessoas ao mundo da leitura.

 

 Essa iniciativa foi de grande sucesso e movimentou a comunidade de Itatiaia, pois todos que passavam pelas ruas, paravam para ver os poemas e ficavam admirados com a inédita iniciativa.

Poetas locais, professores, parceiros dos Bem-Te-Vis e autores de obras, de livros que se encontram na Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, contribuíram com os poemas.

 

Para a coordenadora de Livro e Leitura da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito,  Bruna Moraes, esta ação além de envolver a comunidade traz diversas reflexões; além de incentivar a leitura. “O dia do Poema em cada árvore, está sendo uma ação muito bonita, e importante para nossa comunidade, pois traz os moradores para ler os poemas em  árvores  com a motivação de incentivar a leitura e a preservar o meio ambiente”. Conclui.

 

Já  o coordenador de projetos da Associação, Wilton Fernandes, diz que essa iniciativa é o primeiro passo para mostrar para toda a sociedade a importância da leitura. “Este é o primeiro, passo de muitos que queremos dar para incentivar a leitura. Uma ação tão simples ao mesmo tempo tão importante e de grande valia para todos. Todas as cidades deveriam abraçar essa importante campanha." Pondera 

 

 

Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas finalistas do Prêmio Vivaleitura 2011 e 2014 premiação executada pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ministério da Educação e Ministério da Cultura. Desde sua criação o Um poema em cada árvore já foi realizado em mais de 100 cidades brasileiras de todas as regiões do Brasil.

 

Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada mensalmente desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa caracteriza-se por utilizar as árvores como suporte para a leitura, pendurando mensalmente poemas de poetas desconhecidos do grande público nos oitis valadarenses

De acordo com os idealizadores, esta foi uma forma encontrada para construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas contemporâneos em contato com novos públicos.