Notícias

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

ASSOCIAÇÃO SÓCIO CULTURAL OS BEM-TE-VIS PARTICIPARÁ DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE INCENTIVO A LEITURA

Um poema em cada árvore será ação de fomento a leitura

Voltar

Nesta próxima segunda feira, 21 de setembro e dia da árvore, a comunidade de Itatiaia, Ouro Branco Minas Gerais, participará da Mobilização Nacional “Um poema em cada árvore”. Essa mesma ação acontecerá em 57 cidades brasileiras uma edição simultânea do Um poema em cada árvore - iniciativa de incentivo à leitura que utiliza as árvores como forma de convidar as pessoas ao mundo da leitura.

 

No dia em que se comemora o Dia da árvore, uma rede poetas, educadores, agentes culturais e sociais estarão mobilizados em levar a poesia onde o povo está.

 

Um poema em cada árvore foi uma das iniciativas finalistas do Prêmio Vivaleitura 2011 e 2014 premiação executada pela OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos, Ministério da Educação e Ministério da Cultura.

Desde sua criação o Um poema em cada árvore já foi realizado em mais de 100 cidades brasileiras de todas as regiões do Brasil.

 

Um poema em cada árvore é uma iniciativa de incentivo à leitura realizada mensalmente desde agosto de 2010 na cidade de Governador Valadares, Minas Gerais. Idealizada pelo poeta Marcelo Rocha e realizada pelo Instituto Psia, a iniciativa caracteriza-se por utilizar as árvores como suporte para a leitura, pendurando mensalmente poemas de poetas desconhecidos do grande público nos oitis valadarenses. E dessa vez chega a Itatiaia como o primeiro passo para o incentivo a Leitura na comunidade. Durante todo o dia os mobilizadores dos Bem-Te-Vis estarão colocando um poema em cada arvore.

 

De acordo com os idealizadores, esta foi uma forma encontrada para construir novos espaços de fruição poética, ampliar o acesso da população à poesia e colocar o trabalho de poetas contemporâneos em contato com novos públicos.