Notícias

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

Matriz de Santo Ant鬾io de Itatiaia, em Ouro Branco, ganha sistema de c鈓eras de vigil鈔cia

Segurança reforçada visa preservar obras da comunidade de Itatiaia, em Ouro Branco

Voltar

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis tem como preocupação cuidar e preservar as riquezas que a comunidade de Itatiaia, em Ouro Branco/MG, guarda em sua história. Uma dessas formas de preservação é a proteção da Matriz de Santo Antônio e das obras centenária que se abrigam nela. Um moderno sistema de segurança já está instalado, protegendo ainda mais os bens culturais da igreja.

No último mês de junho, a Igreja Matriz de Santo Antônio recebeu a instalação de um sistema de Circuito Fechado de Televisão (CFTV), que distribui imagens de oito câmeras localizadas em pontos específicos da Igreja.

 Wilton Fernandes, coordenador dos projetos dos Bem-Te-Vis, considera que a instalação do novo sistema é fundamental para a comunidade e para a igreja em si, pois existe um controle do fluxo de pessoas na Igreja, e o sistema de câmeras garante a segurança do monumento. 

A instalação é uma parceria com a empresa Lux Engenharia, que há 11 anos acompanha e presta serviços para a Igreja e para a Associação Os Bem-Te-Vis. Webert Leite, engenheiro responsável pela intervenção, conta que, além de proteger a Igreja, o sistema é moderno e ajuda a identificar e inibir ações. A empresa cuida também da manutenção do sistema.

 

O novo sistema de segurança da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia faz parte dos trabalhos de restauro de bens integrados da igreja, projeto realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

História

Em 1994, a Matriz de Santo Antônio de Itatiaia sofreu um furto e teve parte de seu acervo de esculturas furtados. Após esse fato, a comunidade decidiu tomar a frente no processo de proteção dos bens da igreja. Em 2008, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis executou o projeto Luminotécnico da Matriz e, entre as ações realizadas, foi instalado um sistema de segurança e também de proteção contra incêndios. A proteção ao patrimônio da comunidade é uma das frentes de atuação dos Bem-Te-Vis.

 

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia

 A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan) 

Durante o início da década de 1980, a matriz ficou exposta às intempéries climáticas, que acabaram por danificar os altares laterais e colaterais da nave e o forro, que foi perdido. O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio é realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto prevê a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpito, arco-cruzeiro, balaustrada da nave e pia batismal. Também estão contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração do acervo de imaginárias.