Notícias

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

.

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis aprova indicação de tombamento do Conjunto urbanístico de Itatiaia (Ouro Branco /MG)

 

Proposta foi deferida por membros do Conselho de Política Cultural.<Voltar

Nesta última segunda-feira, dia (09/11), a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis representada pelo seu presidente Wilton Fernandes, esteve participando da reunião ordinária do Conselho de Política Cultural de Ouro Branco, onde esteve fazendo a defesa da proposta de indicação para Tombamento do Conjunto Urbanístico de Itatiaia em Ouro Branco/ MG.

A indicação foi justificada pela importância cultural e artística de Itatiaia representada principalmente pelos seus patrimônios históricos tombados na esfera municipal e federal, como a Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia, tombada pelo IPHAN, Biblioteca comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito e sede dos Bem-Te-Vis, casarios, pontes e bens arqueológicos.  Além da riqueza histórica material, foi enfatizado o amplo arcabouço em patrimônios com potencial de registro imaterial como as tradicionais festas e celebrações religiosas e o modo de fazer fubá e farinha pelo moinho d’ agua do século XVIII em atividade.


Para o presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, Wilton Fernandes, esta aprovação é o primeiro passo de um longo caminho que teremos que percorrer, para proteção e salvaguarda da história local. “A aprovação pelo do Conselho de Política Cultural para indicação do Tombamento do Conjunto Urbanístico de Itatiaia é uma vitória não dos moradores locais, mais para todos, pois vamos aos poucos conquistando e garantindo a proteção e conservação de nossos patrimônios que representam a história de um povo”. Afirma Wilton Fernandes.


Para o levantamento das informações iniciais a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis criou um grupo de trabalho formado por jovens da comunidade de Itatiaia que vem identificando através de informações oral e registro fotográfico informações para iniciar os trabalhos que farão parte deste conjunto.


Para a jovem Jéssica Ferreira esta primeira fase é de suma importância para o resgate e a identidade do povoado. “Este trabalho de levantamento para conjunto urbanístico é de suma importância, pois como jovens e moradores temos a missão de resgatar a identidade cultural, urbanística e histórica do povoado de Itatiaia a qual nasci, fui criada e tenho muito amor”. Enfatiza Jéssica Ferreira.


Além da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, a Associação de Moradores do Povoado de Itatiaia e Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia, colaboram e participam deste processo que irá trazer importantes benefícios na preservação e conservação da história local.


Após a apresentação e defesa da proposta, a indicação de Tombamento do Conjunto Urbanístico de Itatiaia foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros, onde foi enaltecida a importância deste projeto no qual irá proporcionar elevação do ICMS do patrimônio cultural e artístico, além de ser o reconhecimento deste primeiro conjunto  urbanístico e cultural de Ouro Branco.


Bem-Te-Vis
 
A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis iniciou suas atividades em novembro de 2001. Tudo começou com a criação do Coral Os Bem-Te-Vis, da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito e do Grupo de Artesanato Arteaia. A Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito começou que a ser montada em 2001, com a doação de dois mil volumes. Seu acervo cresce constantemente, com doações de pessoas físicas, empresas e instituições. Atualmente, ultrapassa mais de seis mil livros, com ênfase em literatura de todos os gêneros e para todas as idades, além de jornais, revistas e enciclopédias.


A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis é responsável pelo restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia. A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)
 
 
A Matriz precisava de intervenções de restauro e a comunidade se uniu para buscar formas de viabilizar as obras. A construção do projeto, sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e a busca por patrocínio foram realizados pelos moradores de Itatiaia, por meio da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. O projeto previu o restauro dos elementos integrados da Matriz (altares, arco cruzeiro, púlpitos, pia batismal e coro) e das imaginárias, além da reforma do piso e da laminação do telhado, com instalação de sistema de câmeras, alarme e proteção contra incêndios.  


O Bem-Te-Vis também realizou projeto luminotécnico externo à Matriz de Santo Antônio, além de destacar o patrimônio tombado pelo Iphan, também colabora com a segurança do bem. Em 1994, a Matriz de Itatiaia sofreu um arrombamento e vários bens móveis foram levados. A comunidade, então, se mobilizou para proteger as imagens, os paramentos e as vestimentas. “A iluminação externa vai colaborar ainda mais para inibir tentativas de roubos”, afirma Wilton Fernandes, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, que reúne a comunidade de Itatiaia em torno da preservação da cultura e do patrimônio locais. A Associação encabeça uma campanha pela recuperação das peças furtadas, para que elas possam retornar à comunidade.