Notícias

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

Associação Os Bem-Te-Vis, recebe alunos da rede municipal de ensino de Ouro Branco

Visitas aconteceram em comemoração a semana do Patrimônio Cultural

Voltar

 

A ultima semana foi movimentada na comunidade de Itatiaia ( Ouro Branco/MG), isso porque na quinta-feira e sexta o pequeno vilarejorecebeu a visita das escolas municipais: Maria Zita, Raimundo Campos e Nossa Senhora do  Carmo.  As visitas foram agendadas e organizadas juntamente com a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis que se encarregou que acompanhar os alunos durante os dois dias. 

 

 

Com o objetivo de conhecer o maior patrimônio de Itatiaia, a Matriz de Santo Antônio na oportunidade o presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, Wilton Fernandes, mostrou para aos alunos o andamento da execução das obras do projeto Luminotécnico externo que em breve estará concluído.

 

A vista dos alunos da rede municipal de ensino em Itatiaia, fez parte das programações da Semana do Patrimônio Cultural de Ouro Branco, que contou com exposições, apresentações artísticas, palestras, rodas de conversas visitas em patrimônios históricos como, na Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia e na fazenda de Carreiras.

 

A abertura da Matriz de Santo Antônio para visitação faz parte das ações do plano de fomento ao turismo e à cultura,  que teve início com  as atividades de  educação patrimonial  que foram desenvolvidas em paralelo ao restauro, liderado pela Associação Sócio Cultural O Bem-Te-Vis.

 

O restauro

 

O bem mais precioso de Itatiaia, a Matriz de Santo Antônio, estava precisando de intervenções de restauro. A comunidade se uniu para buscar formas de viabilizar as obras. A construção do projeto, sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e a busca por patrocínio foram realizados pelos moradores de Itatiaia, por meio da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. O projeto previu o restauro dos elementos integrados da Matriz (altares, arco cruzeiro, púlpitos, pia batismal e coro) e das imaginárias, além da reforma do piso e da laminação do telhado, com instalação de sistema de câmeras, alarme e proteção contra incêndios.

 

 

O trabalho de restauro dos bens integrados e Acervo de Imaginárias da Matriz de Santo Antônio foi realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Governo Federal. O projeto contemplou a recuperação do interior da construção e seus elementos artísticos como retábulos, púlpitos, arco-cruzeiro, balaustrada da nave, coro e pia batismal. Também foram contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração e conservação do acervo de imaginárias.

 

 

 

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia (Ouro Branco/MG)

 

A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)