Notícias

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis e IPHAN fortalecem parceria

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, desde sua criação, vem realizando diversas parcerias com órgãos, empresas,  para realização de seus projetos. Uma das parcerias que a cada projeto só vem se fortalecendo é com o Instituto do Patrimônio Histórico  Artístico Nacional (IPHAN). Graças a soma de esforços  a comunidade de Itatiaia (Ouro Branco/MG), vem conseguindo preservar e manter de pé o maior patrimônio de Itatiaia que é a Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia, tombada pelo IPHAN.

 

 

E nesta segunda-feira (16/09), o presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, Wilton Fernandes, esteve recebendo em Itatiaia as representantes do IPHAN/MG, Daniela  e Ana Flávia.  Com objetivo de acompanhamento das ações que vem sendo realizadas para proteção do Patrimônio Histórico.

 

 

O presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, ressalta a importância dessa visita das representantes da autarquia para continuidade da preservação e conservação de nosso patrimônio. “ A visita das representantes do IPHAN  em nossa comunidade é algo que nos enche de alegria, pois fortalece a parceria que  vem sendo realizada ao longo destes anos, para a preservação e conservação de nosso maior patrimônio que é a Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia. Graças a união de forças, comunidade e IPHAN estamos conseguindo proporcionar a conservação da história para futuras gerações”. Conclui Wilton Fernandes.

 

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia (Ouro Branco/MG)

A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

 


O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio foi realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Governo Federal. O projeto contemplou a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpitos, arco-cruzeiro, balaustrada da nave, coro e pia batismal. Também foram contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração e conservação  do acervo de imaginárias.