Notícias

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

Os Bem-Te-Vis e IPHAN, unidos para Preservação do Patrimônio Histórico de Itatiaia

Na ultima segunda-feira (22/04), o presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, Wilton Fernandes, esteve reunido com Célia Corsino, Superintendente do IPHAN em Minas Gerais, para apresentar andamentos das ações que a entidade vem realizando em parceria com autarquia, bem como, o projeto Luminotécnico Externo e a Campanha dos Desaparecidos da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia.

 

A comunidade de Itatiaia/MG, representada pelos Os Bem-Te-Vis e em parceria com o IPHAN, vem trabalhando para a preservação da Igreja de Santo Antônio de Itatiaia, onde nos últimos anos, realizaram a  restauração dos Bens Integrados e Acervo de Imaginárias.  Após o restauro, a comunidade local vem conservando e mantendo todo cuidado garantindo todo  esplendor do templo.

 

A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

 

Participaram do encontro, Superintendente do IPHAN-MG Célia Corsino, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis Wilton Fernandes, Gilson Ribeiro, restaurador da Anima Conservação e Restauro e Ana Flávia Lino, Chefe do Escritório do IPHAN em Congonhas.