Notícias

Rua Santo Antônio, s/n - Itatiaia
Ouro Branco / MG - CEP: 36420-000

contato@osbemtevis.org.br
           

Itatiaia (Ouro Branco/MG) se prepara para as solenidades da Semana Santa 2019

Programação tem início com Setenário das Dores de Nossa Senhora no próximo domingo (07/04)

Voltar

A comunidade de Itatiaia, em Ouro Branco/MG, está a todo vapor para as solenidades da Semana Santa 2019. No pequeno vilarejo, como em muitas cidades mineiras, as celebrações se iniciam com a semana das dores Nossa Senhora das Dores.  Uma intensa programação com missa, reza do terço, via-sacra, confissões e reflexões sobre as dores da Virgem Maria marcam esta semana que se inicia no próximo domingo dia 07/04 às 07:30h com a santa missa. Já no próximo domingo dia 14/04 as programações são enriquecidas com as tradicionais cerimônias e celebrações da Semana Santa. Procissões, sermões e muita oração são pontos altos desta semana que celebra a entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém, sua prisão, crucificação morte e ressureição.


As cerimônias do setenário das Dores de Nossa Senhora e Semana Santa acontecem no maior patrimônio histórico de Itatiaia que é na Igreja Matriz de Santo Antônio d que foi restaurada graças à união dos moradores locais.


A construção do projeto, sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e a busca por patrocínio foram realizados pelos moradores de Itatiaia, por meio da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. O projeto previu o restauro dos elementos integrados da Matriz (altares, arco cruzeiro, púlpitos, pia batismal e coro) e das imaginárias, além da reforma do piso e da laminação do telhado, com instalação de sistema de câmeras, alarme e proteção contra incêndios.

A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

Programação

Setenário das Dores de Nossa Senhora

De 07 a 13 de abril

Semana Santa

14 a 21 de abril

14/04 –Domingo de Ramos “ Bendito o que vem em nome do Senhor , Hosana nas Alturas”
07:30h- Procissão de Ramos saindo  da Praça Joaquim Trindade,  até a Igreja onde acontecerá a Santa Missa;


15/04 – Segunda-Feira Santa  “O castigo que teríamos que pagar caiu sobre ele, com os seus sofrimentos veio a cura para nós.” Is 53, 5
19h – Celebração  da Palavra com a reflexão do Pretório, logo em seguida solene  procissão luminosa do depósito de Nosso Senhor dos Passos até a casa de Jovercina Vilaça.

 

16/04 – Terça –feira “Ó vós, que passais pelo caminho: olhai e vede se há dor semelhante à minha dor (Lam I, 12)”.
15h – Novena em Louvor a Sagrada Face de Nosso Senhor Jesus Cristo.
19h –  Celebração  da Palavra  logo em seguida, Solene Procissão Luminosa de Nossa Senhora das Dores até a Casa de Crivertom Fernandes e Francislaine Morais.

 

17/04 -  Quarta-Feira “ Uma espada de Dor lhe traspassará a Alma”
19h – Solene procissão de Nosso Senhor dos Passos  pelos Homens saindo da Casa Jovercina Vilaça  e  Nossa Senhora das Dores pelas mulheres saindo da casa de Crivertom Fernandes e Francislaine até o Adro da Igreja onde acontecerá o sermão do encontro.



18/04 Quinta-Feira Santa “Jesus Lava os pés dos seus. Dá-se em alimento. Institui o Sacerdócio”
19h- Solene Celebração do  Lava Pés;
Transladação do Santíssimo Sacramento para o retábulo de Nossa Senhora do Rosário. Início  da Adoração do Santíssimo Sacramento.

 

19/04- Sexta-Feira Santa “ Cristo por seu torna-se obediente até a morte em uma cruz “
15h – Solene Ação Litúrgica e Adoração da Cruz.
19h – Reflexão da Morte e Sepultamento de Cristo, logo em seguida piedosa procissão do enterro pelas ruas da comunidade.



20/04- Sábado Santo “Cristo Visita com sua morte, a morte de todos. Vivamos um dia de recolhimento”
08h  Via –Sacra Saindo  em frente o cruzeiro até cemitério;
17:30h -Solene Celebração da Vigília  Pascal e Benção do Fogo Novo;

 

21/04- Domingo da Ressureição “ Ressuscitarei e estarei sempre convosco, até o fim dos tempos” Aleluia!
07:30h – Solene Celebração da Ressureição  logo em seguida Procissão do Santíssimo Sacramento pelas Ruas da Comunidade encerrando a Semana Santa com a benção do Santíssimo Sacramento.